quarta-feira, 12 de março de 2008

O cara que fala certinho


Hoje eu vou começar uma nova série de posts no LiGaDo!, Diários de "busão". Tive essa idéia após ouvir diversas estorias e discussões no aperto da lata de sardinha condução popular que eu sou obrigado costumo pegar todo santo dia para ir ao trabalho. Como são muitas, e é inevitável de ouvi-las no aperto do ônibus, de um modo ou de outro acabo participando indiretamente e subconscientemente.

A primeira, como o titulo do post mostra, se chama "O cara que fala certinho" e começou logo que entrei no ônibus.

Duas moças, uma loura e uma morena muito belas por sinal, discutiam sobre o namorado de uma delas, a loura. Reclamação ia reclamação voltava, pensei comigo "o que essa menina ainda faz com um cara desses?", mas tudo bem, segui atento ao bate-papo até que a loura pergunta à morena:

_ Mas e você? Tá ficando com alguém?
_ "Nem!" - ela responde - sozinha, mas tem um "carinha" aí que tá na minha cola faz um tempão!
_ E por que você não fica com ele?
_ Sei lá!

Elas dão uma pausa na conversa e olham a paisagem. Até aí seguia às mil maravilhas mas, a morena fala uma coisa que me intriga até agora:

_ Ele fala muito certinho sabia? Não gosto muito de conversar com ele, por isso não fico com ele.

Hã??? Ela não vai namorar com o garoto porque ele fala correto a língua portuguesa??? Eu fiquei encabulado com essa resposta. Com tantos motivos que potencialmente ela poderia encontrar no rapaz ela percebeu que ele fala certo. E pior, isso é um impedimento pra ela.

Está certo que a maioria da população não sabe falar corretamente o português, eu mesmo sou uma dessas pessoas, mas daí a se acostumar com essa idéia a ponto de ter uma espécie de preconceito com as pessoas que o fazem já é demais. A língua portuguesa é tão bonita, tão rica. Eu tento na medida do possível aprender a cada dia um pouco mais, até mesmo porque eu gosto de falar bem e ouvir quem fala bem, é prazeroso. Ao mesmo tempo eu sei que a culpa não é dela pois, com a educação que o povo brasileiro anda recebendo não dá para se cobrar muita coisa.

Eu fico triste com esse descaso, mas, fazer o que? Eu só posso doar meus livros, recomendar e torçer para que quem os receber leia e mantenha esse hábito. Não é muita coisa mas, através da leitura pode-se adquirir uma boa noção das palavras e consequentemente, aprender a falar bem.

2 comentários:

Jaque disse...

Obrigada pela visita, também gostei muito do seu blog!
bjus

Toninho Moura disse...

O problema não é o cara falar certo! O problema é que ela não entende nada!

Braços!