quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

AS CIDADES MAIS RICAS DO BRASIL

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que a renda gerada no país continua muito concentrada e desigual. O ranking dos maiores PIBs se manteve praticamente inalterado.

São Paulo está entre as cidades que mais aumentaram sua participação no Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país) brasileiro de 2004 para 2005, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19). A capital paulista aumentou sua participação no PIB de 11,7% em 2004 para 12,3% em 2005. Já o município do Rio de Janeiro, segunda maior cidade do país, caiu de 5,8% para 5,5%.

Em relação ao PIB per capita (média por habitante), que mede a distribuição da riqueza dentro do município, o destaque foi a cidade de Cascalho Rico, no Triângulo Mineiro.Com 2.618 habitantes, o município possui um PIB per capita de R$ 270 mil. A cidade tem a terceira maior hidrelétrica do estado e uma unidade industrial do setor de derivados do leite.

***

É ruim ver que a riqueza do país ainda continua concentrada em poucos lugares mas fico feliz em ver o crescimento de nossa economia indo bem assim. Apesar de não estarmos no mesmo pique que outros países emergnetes como China e India é um cresimento considerável se comparados a tempos anteriores e à situação atual do país.

Também não podemos esquecer de que China e India sofrem graves problemas com a alta velocidade do crescimento econômico, então é melhor subir devagar e sob controle do que rápido e descontroladamente.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: